- Você tem se sentido muito preocupado(a), inquieto(a) ou ansioso(a) em relação a vários aspectos da vida cotidiana (ex.: trabalho, escola, casa, família, amigos, etc.)? Alguém já te disse que você se preocupa demais com tudo?
- Você já teve episódios repetidos em que se sentiu subitamente muito ansioso(a), assustado(a) ou desconfortável, em situaçãoes em que a maioria das pessoas não se sentiria assim? Nesses casos, você teve medo súbito de morrer ou perder o controle?
- Você tem medo ou se sente incomodado(a) em estar no centro das atenções? Teve medo de ser humilhado(a) em situações sociais (ex.: falar em público, escrever quando alguém está olhando, comer com outras pessoas, etc.)?
- Você fica ansioso(a) ou desconfortável em lugares ou situações em que pode ser difícil escapar ou obter ajuda (ex.: em meio a muitas pessoas, esperando numa fila, longe de casa ou sozinho (a) em casa, atravessando uma ponte, dentro de um ônibus, de um carro ou de um avião?
Se sua resposta foi SIM para alguma dessas perguntas, é possível que você tenha apresentado sintomas relacionados a algum transtorno de ansiedade. Caso isso esteja ligado a problemas em sua vida, busque auxílio profissional para avaliação, esclarecimento, tratamento e prevenção.